Releases

10/11/2017 09:28

MP NO RÁDIO - Programa fala sobre pirâmides financeiras e golpes similares

Logo Rádio
O MP no Rádio desta semana fala sobre as chamadas “pirâmides financeiras”, ou seja, as oportunidades de negócio que se apresentam com promessas de baixo investimento e altos lucros, mas que, na prática, deixam poucos milionários e muitas pessoas no prejuízo. Alguns casos ficaram famosos no país, como o da Fazenda Reunidas Boi Gordo, na década de 1990, que chegou a ter 30 mil investidores que amargaram um prejuízo de quase R$ 4 bilhões, e, mais recentemente, a Telexfree, que vendia planos de minutos de telefonia pela internet e foi condenada pela Justiça a devolver o dinheiro dos investidores e pagar indenização por danos morais coletivos.

Para falar sobre esse tipo de crime, que tem relação direta com a área do consumidor, recebemos a promotora de Justiça Alessandra Garcia, presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (AMPCon), do Ministério Público do Acre (MPAC). Durante a conversa, ela explica como funcionam esses esquemas, a quem denunciar e ainda qual a relação desse tipo de crime com a sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.

Clique aqui para baixar o bloco um (7min09s) e aqui para o bloco dois (8min39s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (14min49s). Se você só quer ouvir o programa, clique aqui.

Allessandra Garcia

Campanha #OMinistérioPúblicoestáaqui – O programa da semana passada destacou a campanha “O Ministério Público Está Aqui”, iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) criada para reforçar os laços do MP com a sociedade. O trabalho recebe apoio do Ministério Público do Paraná e da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). Quem falou sobre o projeto foi o promotor de Justiça Cláudio Franco Felix, presidente da APMP, que também explicou como atua o Ministério Público e como a população pode acessar os serviços da instituição. Clique aqui e ouça a entrevista.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido dentro do contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.