Releases

10/10/2017 15:30

10/10 - MEDIANEIRA - Audiência pública do Suscom+ define melhoria do processo de informação de saúde como prioridade

Audiência pública realizada em Medianeira, no Oeste paranaense, definiu como prioridade a ser atendida na atenção básica à saúde do município a melhoria do processo de informação na rede de saúde municipal aos usuários. O ato, que aconteceu na quinta-feira, 5 de outubro, faz parte do programa Suscom+, do Ministério Público do Paraná, e foi convocado visando à identificação das questões sanitárias mais críticas, com a eleição de uma delas, que deverá ser objeto de atuação do gestor municipal de saúde, além de discutir, no âmbito local, o direito dos usuários do Sistema Único de Saúde.

A prioridade eleita retrata um sistema de orientação ao usuário fragmentado, confuso e que pode conduzir a danos à saúde. A maioria das reclamações registradas se referem à falta de informação eficiente da rede municipal, a fim de que o cidadão saiba quando, onde e de que forma será atendido, além de detalhes sobre tamanho da fila e tempo de espera para determinados atendimentos, dentre outras questões.

Participaram do ato cerca de 140 pessoas, incluindo membros do Ministério Público do Paraná (a promotora de Justiça de Medianeira, Ana Claudia Luvizotto Bergo Batuli, a promotora de Justiça Andreia Cristina Bagatin, com atribuições no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, e o procurador de Justiça Marco Antonio Teixeira, coordenador do mesmo Caop), o prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo, e as secretárias municipais Saúde (Dayse Ana Alberton Cavalleri), Assistência Social (Delcir Aléssio) e Educação (Clair Terezinha Rugeri), o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Juliano Schmidt Gevaerd, e a chefe do Departamento da Atenção Básica da mesma Secretaria, Monique Costa Budk, a coordenadora da Política de Humanização da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Elizabete Vieira Matheus da Silva, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Medianeira, Flavio Gedoz, o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Antonio, e pessoas da comunidade em geral.

Ao final da reunião, representantes do município de Medianeira e da Secretaria Estadual de Saúde assinaram termo se comprometendo a adotar providências, em prazo certo, visando à resolução da prioridade apontada pela comunidade. A íntegra do termo de compromisso pode ser acessada aqui.

Posteriormente, em data a ser definida, haverá uma segunda audiência pública (ou ato equivalente) para prestação de contas em relação às deliberações do encontro de quinta-feira.

O Suscom+ é um programa elaborado pelo Caop de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público do Paraná que objetiva ampliar e fortalecer a participação direta da comunidade nas discussões sobre a atenção básica à saúde, propondo ideias e soluções.
 
SuscomMedianeira1
 
SuscomMedianeira2
 
SuscomMedianeira3
 
SuscomMedianeira4

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4249

10/10/17
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.