MPPR

10/10/2017 11:10

Reformulado, Clique Cidadão tem recorde de inscritos

O Clique Cidadão, concurso cultural interno do Ministério Público do Paraná que tem o propósito de reconhecer e valorizar os talentos da instituição, teve recorde de inscritos. No total, participaram 144 integrantes da instituição (entre membros, servidores, estagiários e prestadores de serviços voluntários), com 253 fotos.

Em sua oitava edição, o Clique Cidadão foi reformulado e neste ano premiará duas fotos: a preferida do júri técnico e a mais votada pelo júri popular. A primeira será escolhida dentre todas as inscritas por um grupo formado por profissionais que atuam na área da Fotografia (veja abaixo quem são os jurados). Eles também escolherão outras 30 fotos, que participarão de votação pelo júri popular, da qual poderão participar todos os membros, servidores, estagiários e voluntários da instituição. A votação será digital, com data a ser divulgada em breve, e efetivada mediante indicação do login e senha institucionais. As duas vencedoras receberão uma câmera fotográfica GoPro Hero 5 Black com 12.1MP, gravação 4K e Wi-Fi, adquiridas com patrocínio de apoiadores culturais.

Outra mudança desta edição foi em relação ao envio das fotos, sendo exigida somente a imagem digital, sem a obrigatoriedade do encaminhamento das fotos impressas. A data de premiação também mudou e ocorrerá neste ano no dia 25 de outubro, durante as comemorações alusivas ao Dia do Servidor, em Curitiba.

Tema – O concurso fotográfico Clique Cidadão 2017 tem a mesma temática das edições anteriores: “Olhares do Ministério Público”. As fotografias devem mostrar, a partir da sensibilidade e do olhar de membros, servidores, estagiários e prestadores de serviços voluntários da instituição, as diversas áreas que envolvem a atuação do Ministério Público: infância e juventude, educação, saúde, meio ambiente, idoso, pessoa portadora de deficiência, consumidor, patrimônio público, direitos humanos, habitação e urbanismo, atuação na área criminal, além de temas relacionados a campanhas e projetos institucionais e de interação com a sociedade. As imagens devem ser feitas no estado do Paraná.

Conheça os jurados

Três profissionais da área da Fotografia compõem o júri técnico do Clique Cidadão:

JokaJoka Madruga é repórter fotográfico independente, diretor de imagem do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e idealizador do projeto de jornalismo independente Terra Sem Males. Fez reportagens fotográficas na Venezuela, Guatemala e Panamá. No Brasil, fotografou em todas as regiões, com destaque para os projetos documentais Águas Para Vida: uma reportagem fotográfica sobre os atingidos por barragens na Amazônia (em desenvolvimento no Pará, Rondônia e Mato Grosso), Lama que Mata, sobre o crime ambiental da Samarco/Vale/BHP-Billiton (Minas Gerais e Espírito Santo) e Juazeiro do Norte, a Jerusalém brasileira (Ceará). Cobre política e esportes, em especial futebol, para a agência de fotojornalismo Futura Press.
  
 
GuilhermeGraduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, Guilherme Pupo trabalha desde 2001 como fotógrafo profissional, principalmente nas áreas de fotojornalismo, fotografia empresarial e fotografia aérea (com helicópteros e drones). Tem imagens publicadas em grandes veículos de comunicação do país, como Folha de S. Paulo, Época, Istoé e Vogue. Atua como fotógrafo de companhias como Grupo Boticário, New Holland e Electrolux. Em 2016, lançou o projeto “Curitiba Aérea”, com exposição individual e calendário com imagens inéditas da cidade. Em 2017, realizou a exposição “Sobrevoos” e foi homenageado pela 6ª Bienal de Mosaico de Curitiba, com a exposição “Mosaico nas fotos de Guilherme Pupo”.


IIsabelasabela Nishijima é designer não-praticante formada pela UTFPR e fotógrafa praticante formada pela escola da vida, tentativas, erros e acertos. Divide seu tempo entre retratos, fotografia de eventos e da vida noturna. Acredita na fotografia como uma forma de arte acessível à maioria das pessoas, e portanto, um poderoso meio de expressão.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.