MPPR

02/08/2017 08:00

MPPR promove concurso de vídeos para comemorar o Dia do Estagiário

No dia 18 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Estagiário. Para celebrar a data e valorizar o talento dos estudantes que atuam na instituição, o Ministério Público do Paraná, por meio da Divisão de Estágios do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promove o concurso de vídeos “Estagiarte”. Todos os 1,6 mil estagiários do MPPR podem participar enviando vídeo com a exibição de alguma atividade artística.

O concurso Estagiarte faz parte do projeto “Estagiar MP – Estar e Agir” e tem por finalidade valorizar talentos, incentivar a integração institucional, estimular e fortalecer o exercício do estágio, exprimir o despertar de vocações e o aprimoramento de competências e reforçar o sentimento de pertencimento ao Ministério Público do Paraná. Os vídeos selecionados pelo júri do concurso serão exibidos em Curitiba, no dia 18 de agosto, durante evento em comemoração ao Dia do Estagiário, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. O melhor vídeo será premiado e ficará disponível no site do MPPR, na página da Divisão de Estágios.

Estagiários de todo o Paraná podem participar do concurso e concorrer à premiação. Basta enviar um vídeo próprio, de até dois minutos, registrando alguma atividade artística que desenvolva. Vale qualquer tipo de manifestação cultural: teatro, dança, música, artes plásticas, grafite, artesanato etc. Cada participante poderá inscrever um único vídeo, que será avaliado conforme os seguintes critérios: pertinência ao tema do concurso, respeito à duração estabelecida, talento, criatividade e originalidade. Veja aqui o regulamento completo.

Direito e arte – Ao comentar o concurso, o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do Ceaf, destaca a importância de se aproximar o Direito e a arte: “O Ministério Público tem como papel defender os direitos da sociedade, e para nos comunicarmos bem com a sociedade, devemos nos valer de linguagens diversas, como a linguagem da arte, por exemplo, que alcança outras possibilidades de comunicação”, explica, ressaltando que o MPPR tem projetos que utilizam a linguagem artística, como as peças de teatro do programa João Cidadão, que serão lançadas no final deste mês, e o Cidadanizarte, desenvolvido nos Centros de Socioeducação.

O promotor de Justiça destaca ainda a celebração de convênio do MPPR com a Secretaria Estadual de Cultura e o Teatro Guaíra para realização de ações culturais que procuram estimular o exercício da cidadania. Graças a essa parceria, as comemorações do Dia do Estagiário acontecerão, pela primeira vez, no Museu Oscar Niemeyer, com a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Balé Teatro Guaíra.

Comemorações – As comemorações ao Dia do Estagiário no MPPR começarão às 9 horas, com apresentação da Banda Lyra, seguida de um café da manhã que será servido aos participantes. A programação, que seguirá até as 18 horas, contará com apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, visitas guiadas ao Museu Oscar Niemeyer, apresentação do Balé Teatro Guaíra, peça teatral, batalha de MCs, pintura em grafite e lanche de encerramento.

A programação busca reconhecer e valorizar o trabalho dos estagiários do MPPR, que incluem estudantes de ensino médio (230), de graduação (865) e de pós-graduação (509), em todo o Paraná. “Hoje, todas as Promotorias e Procuradorias de Justiça têm pelo menos um estagiário. Eles estão também nos órgãos administrativos do MPPR. Assim, os estagiários têm a oportunidade de conhecer o Ministério Público, ao mesmo tempo em que a instituição pode se oxigenar com a presença e o trabalho da juventude, o que traz um ganho mútuo”, diz o promotor Eduardo Cambi.

02/08/17
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.