MPPR

20/05/2017 11:00

Novo ouvidor-geral do MPPR toma posse

O procurador de Justiça Ney Roberto Zanlorenzi tomou posse no cargo de ouvidor-geral do Ministério Público do Paraná, no dia 18 de maio. Ele foi eleito no dia 8 de maio. A cerimônia de transmissão do cargo, prestigiada por membros e servidores da instituição, foi realizada no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, em Curitiba. Zanlorenzi assume o lugar do procurador de Justiça Antonio César Cioffi de Moura, que ocupou a função nas últimas duas gestões (2013-2015 e 2015-2017).

Na cerimônia, após a saudação inicial do procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, e a assinatura do termo de posse perante a Comissão Eleitoral, o procurador de Justiça Luiz Chemim Guimarães, em nome da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), cumprimentou o empossando lembrando o contexto histórico em que Ney Zanlorenzi assume a Ouvidoria-Geral do MPPR. “Vossa excelência está tomando posse em um importante cargo e em um momento que talvez seja o mais delicado politicamente da história República. A situação é grave, e como o Ministério Público é a base de sustentação de combate a esse estado de coisas que vem acontecendo no país, é claro que a Ouvidoria cresce em importância. Seu trabalho será muito árduo e vai, sem dúvida alguma, ajudar a população e a corrigir eventuais necessidades que tenham na própria instituição”, afirmou.

O procurador de Justiça Antonio Cesar Cioffi de Moura, que chefiou a Ouvidoria-Geral nas últimas duas gestões, ao transmitir o cargo a Zanlorenzi, fez um breve balanço do trabalho realizado. “Fiz o possível para defender os interesses legítimos de nossa Ouvidoria, sem jamais abrir mão de perseguir seu objetivo maior, que é estar sintonizada com os anseios de nossa comunidade, viabilizando-lhe contato direto com a instituição.” Cioffi também destacou o papel da Ouvidoria-Geral e os desafios que o sucessor enfrentará em sua gestão: “A luta continua pela consolidação do importante papel da Ouvidoria na estrutura de nosso Ministério Público, sobretudo aquele de promover maior proximidade de nossa instituição com a comunidade a que servimos, buscando atender as mais variadas demandas, sempre em conjunto com os nossos órgãos de execução”.

O procurador-geral de Justiça. Ivonei Sfgoggia, elogiou o perfil de Ney Zanlorenzi: “Um homem muito competente e trabalhador que, certamente por isso, recebeu quase a unanimidade dos votos (95 dos 97 votos de procuradores de Justiça registrados no pleito). Isso significa o que você representa para a instituição e é um orgulho termos alguém do seu porte exercendo essa função tão importante e dedicada a ouvir a população e também a instituição”. Sfoggia enalteceu ainda o que espera da nova gestão frente aos desafios impostos ao Ministério Público brasileiro. “É um orgulho pertencer a uma instituição que, no seu dia a dia, se pauta pela seriedade e é obstinada em realizar o trabalho que tem que ser feito, custe o que custar. E essa é minha mensagem ao novo ouvidor-geral: cumpra o seu dever e faça o seu trabalho, custe o que custar, doa a quem doer”, encerrou.

Discurso de posse – Em seu discurso de posse, o procurador de Justiça Ney Roberto Zanlorenzi fez um resgate histórico do surgimento das ouvidorias nas instituições públicas no país e no mundo e destacou a linha de atuação que pautará seu mandato: “É a Ouvidoria um instrumento de controle ético que procura difundir e facilitar boas práticas, na proporção em que mais torna aferíveis, pela clareza e publicidade, todos os atos dos agentes e servidores ministeriais. Seu controle também se torna mais efetivo em razão da fácil e ágil utilização dos meios de comunicação da população com a instituição. Ela busca contribuir para o aprimoramento da administração do Ministério Público, que deve estar sempre empenhada em velar pelo respeito à população. É nesta perspectiva que pretendo desempenhar o meu mandato”.

Currículo
– Formado em Direito pelas Faculdades Franciscanas de Bragança Paulista, em São Paulo, em 1982, Ney Roberto Zanlorenzi ingressou no Ministério Público do Paraná em 22 de abril de 1986, assumindo a comarca de Toledo. Na sequência, atuou nas comarcas de Cândido de Abreu, Jandaia do Sul, Ubiratã, Pitanga, Campo Mourão e Foz do Iguaçu, antes de chegar a Curitiba.

Na capital paranaense, atuou no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, na Corregedoria-Geral do Ministério Público, na 7ª Vara Criminal, na 3ª e 21ª Varas Cíveis, no Centro de Combate a Crimes Praticados por Prefeitos e também como promotor de Justiça substituto em segundo grau. Em 2010, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça, com atribuições no Primeiro Grupo Cível, onde atuou até ser eleito Ouvidor-Geral do MPPR. Ney Zanlorenzi é casado com Jucimari Barbosa Zanlorenzi e tem dois filhos: Caio e Mateus.

Ouvidoria-Geral – A Ouvidoria-Geral do MPPR é um órgão independente e um canal de comunicação direta com o cidadão, por meio do qual a sociedade pode apresentar críticas, sugestões e denúncias de agentes ou funcionários públicos que firam o direito da cidadania ou desrespeitem a lei. Entre as atribuições da Ouvidoria-Geral está a de receber, examinar e encaminhar representações, reclamações, críticas, apreciações, comentários, elogios, pedidos de informações e sugestões sobre as atividades e serviços desenvolvidos pelo Ministério Público. Além disso, o órgão representa à Administração Superior do Ministério Público ou diretamente ao Conselho Nacional do Ministério Público nos casos de graves indícios de ocorrência dos fatos noticiados e informa aos interessados sobre as providências adotadas e os resultados obtidos, excetuados os casos em que a lei assegura o dever de sigilo.

Qualquer pessoa pode procurar a Ouvidoria. Para melhor apreciação da manifestação, é importante que o interessado forneça o maior número de informações, tais como identificação pessoal; descrição do fato; local, data e forma como ocorreu; identificação dos envolvidos e, se houver, indicação de meios de prova (como documentos, testemunhas), entre outros.

Para mais informações sobre a Ouvidoria-Geral do MPPR, clique aqui.

Confira a cobertura fotográfica do evento.

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral

Posse Ouvidoria-Geral


18/05/17
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.