Releases

17/05/2017 17:20

Homenagem – Procurador-geral e mais quatro integrantes do MPPR recebem medalha Coronel Sarmento

Cinco integrantes do Ministério Público do Paraná receberam nesta quarta-feira, 17 de maio, a medalha Coronel Sarmento, maior honraria da Polícia Militar do Paraná, conferida anualmente a militares e civis que se destacaram no trabalho em favor da segurança pública do Estado.

Foram condecorados o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia; os procuradores de Justiça Arion Rolim Pereira, corregedor-geral do MPPR (representado na cerimônia por seu irmão Reginaldo Rolim Pereira); Leonir Batisti, coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); e Vani Antônio Bueno, coordenador da Assessoria de Segurança Institucional (ASI), além do promotor de Justiça Marcelo Adolfo Rodrigues, que atua na Corregedoria do MPPR. Além dos integrantes do Ministério Público do Paraná, foram homenageadas mais 17 personalidades paranaenses escolhidas pela PM.

Patrono – A entrega das medalhas foi realizada na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, durante homenagem ao Patrono da PM, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. O militar, que dedicou a vida à corporação, destacou-se na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

Sarmento nasceu em 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na Revolução de 1924. Foi para a reserva em 1926, sendo chamado para retornar à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel morreu em 21 de abril de 1934, Dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

Reconhecimento – Para o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, a entrega da medalha aos cinco membros do Ministério Público do Paraná representa “um reconhecimento a todos os integrantes da instituição, que cotidianamente trabalham para combater as injustiças, buscando assegurar e efetivar os direitos individuais e sociais indisponíveis.”

Clique aqui para ler a matéria completa sobre o evento e a cobertura fotográfica, publicada pela Agência Estadual de Notícias.


Homenagem1

Homenagem 2

Medalha 3

Homenagem 4

Homenagem 5

Homenagem

Medalha

17/05/2017
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.