Releases

20/04/2017 09:44

MP NO RÁDIO - Intolerância religiosa é tema da entrevista da semana

Logo MP no Rádio

Entre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal está a liberdade de consciência e de crença, “sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. Ocorre que nem sempre isso é respeitado e são frequentes os casos de intolerância religiosa, ou seja, de preconceito contra determinadas doutrinas ou grupos religiosos.

Para falar sobre esse tema, recebemos nesta semana dois convidados: a promotora de Justiça Mariana Seifert Bazzo, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção dos Direitos Humanos, do Ministério Público do Paraná, e Márcio Marins, que integra o Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial e é representante da associação social Dom da Terra AfroLGBT, que, entre outras temáticas, atua no combate ao preconceito religioso. Durante a conversa, eles falam sobre a intolerância como crime de ódio, apontam o que é previsto na legislação brasileira em relação a isso e explicam o que a pessoa pode fazer caso seja vítima deste tipo de violência.

Clique aqui para baixar e aqui para ouvir o programa (material com 15min32s).

Mariana Bazzo e Márcio Marins

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), que pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora, desde que usado na íntegra e com as vinhetas de abertura e encerramento.

Direitos humanos – Na edição anterior, o programa teve como convidado o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, que falou sobre direitos humanos. Na entrevista ele explica o que são os direitos humanos, avalia alguns conceitos distorcidos relacionados ao tema (como a suposta “defesa de bandidos”, por exemplo) e fala sobre a atuação do MPPR nessa área. A conversa pode ser acessada aqui.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive sobre temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.