MPPR

20/12/2016 16:20

Lançamento de selo dos 125 anos do MP-PR marca as comemorações do Dia Nacional do MP

seloUm selo alusivo aos 125 anos da instituição foi lançado na última sexta-feira, 16 de dezembro, durante o Encontro Estadual e as celebrações relativas ao Dia Nacional do Ministério Público, em Curitiba. O lançamento contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, do diretor-regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Paulo Cezer dos Santos, e do presidente do Conselho Curador do Centro de Preservação da Memória do Ministério Público do Paraná, Sérgio Renato Sinhori, que acompanharam a primeira obliteração da peça filatélica.

O selo personalizado é uma emissão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que registra fatos, datas, eventos de destaque, em âmbito local, nacional e internacional. Com a emissão de carimbos e selos comemorativos, os Correios enaltecem personalidades e acontecimentos marcantes da história e da cultura do país, sendo esta a primeira vez que o Ministério Público do Paraná recebe um selo comemorativo.

Como parte da solenidade de lançamento, uma réplica do selo, em acrílico, foi entregue ao presidente do Conselho Curador do Centro de Preservação da Memória do Ministério Público do Paraná, Sérgio Renato Sinhori, e passará a integrar o acervo do Centro de Preservação da Memória do MP-PR. Na oportunidade, Sinhori destacou a importância do lançamento para marcar as comemorações. “Ao longo de seus 125 anos de história, o Ministério Público do Paraná tem lutado continua e corajosamente para fortalecer os princípios da República e o regime democrático, sempre enfrentando todas as dificuldades que se apresentam. O lançamento do selo personalizado reveste-se de grande relevância, pois marca os 125 anos de contínua dedicação e trabalho em defesa da população. O selo comemorativo é marco de nossa história e passará a integrar, também, a história filatélica do país”.

O selo alusivo ao aniversário de 125 anos da instituição é composto, em plano de fundo, do registro de imagem de parte do Decreto nº 01/1891, que instituiu o Ministério Público do Estado do Paraná. Exibe ainda, em sobreposição, logomarca contendo o numeral 125 anos, comemorativo ao aniversário da instituição.

125 anos de existência – O selo realça a história do Ministério Público do Paraná, criado ainda em 1891 –somente dois anos após a proclamação da República – por meio do Decreto nº 1, de 15 de junho daquele ano, que formalizou a organização do sistema judiciário no Estado. O Ministério Público era então instituído para “representar e defender os interesses do Estado, os da justiça pública, os dos órfãos, interditos e ausentes, perante os juízes e tribunais”. De lá para cá, muito se evoluiu e o Ministério Público foi alçado à condição de instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. “A história escrita durante 125 anos por todos os membros e servidores, que construíram com esforço e dedicação esse Ministério Público hoje admirado e respeitado por seu mantenedor, o povo do Paraná, constituirá a seiva que nutrirá a presente e as futuras gerações no enfrentamento dos grandes obstáculos a serem vencidos”, destacou Sérgio Renato Sinhori. Para saber mais sobre o tema, acesse aqui a página do Centro de Preservação da Memória do MP-PR.

O selo comemorativo será utilizado em correspondências especiais da instituição e integrará, junto com o respectivo carimbo, o acervo dos Correios, para utilização por tempo determinado. O selo e o carimbo passarão a fazer parte também do conjunto histórico do museu dos Correios, como fonte de registro e de pesquisa. A réplica, em acrílico, passará a integrará o acervo do Centro de Preservação da Memória do MP-PR, como parte da memória institucional.

Selo

Selo

Selo

Selo

Selo

Selo

Selo

Selo 125 anos

Selo 125 anos

Selo 125 anos

Selo
20/01/2016
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.