MPPR

20/12/2016 15:30

Procurador de Justiça recebe a Ordem Estadual do Pinheiro

O procurador de Justiça Cid Marcus Vasques foi condecorado com a Ordem Estadual do Pinheiro nesta segunda-feira, 19 de dezembro, em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. A homenagem, entregue pelo governador Beto Richa, é um reconhecimento a personalidades que se destacaram durante o ano, contribuindo para o desenvolvimento do Paraná. Ao todo, 37 personalidades receberam a homenagem na presença de autoridades, lideranças, familiares e amigos dos homenageados. Cid Marcus Vasques foi condecorado na área jurídica.

Entre os homenageados estão o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ex-senador Osmar Dias; os empresários Miguel Krigsner, fundador do Boticário; Luiz Donaduzzi, da indústria de medicamentos Prati-Donaduzi (Toledo); o cooperativista Irineu da Costa Rodrigues, da Agroindustrial Lar (Medianeira). Também foram condecorados os professores da rede estadual de ensino Carla Milene Knechtel, de Cascavel, e Antônio César da Mota, de São Jerônimo da Serra, além do jornalista José Carlos Fernandes, entre outros.

A Ordem Estadual do Pinheiro, criada em 1972, é um símbolo do reconhecimento do Estado ao trabalho dos homenageados. Neste ano, a cerimônia integra as comemorações pelos 163 anos da Emancipação Política do Paraná.

Trajetória
– Natural de São Paulo, onde nasceu em 31 de agosto de 1959, Cid Marcus Vasques é procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná desde 1986, quando ingressou na instituição por concurso público. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Campo Mourão, Palotina, Ivaiporã, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Curitiba. Durante cerca de 10 anos exerceu funções junto aos Órgãos Superiores da Administração do Ministério Público e integrou Banca Examinadora de Concurso de Ingresso na carreira do MP na disciplina de Processo Civil (1994). Presidiu a Associação Paranaense do Ministério Público no biênio 2001/2003.

Licenciou-se do MP-PR para atuar no governo do Estado em 2004, convidado para coordenar a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado. Em 2011, a convite do governador Beto Richa, voltou a assumir a titularidade daquela Secretaria. De 2012 a 2014, ocupou o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública. Ao deixar o governo, voltou para o Ministério Público do Paraná, onde atua no 1º Grupo da Procuradoria de Justiça Cível.

Antes de ingressar no MP-PR, foi delegado de Polícia Civil (1984). Na área acadêmica, possui trabalhos e artigos publicados em revistas especializadas e jornais de grande circulação. Dentre as honrarias que já recebeu destacam-se: Medalha Patrono Coronel João Gualberto, Medalha Coronel Sarmento (condecoração máxima da Polícia Militar do Paraná), Medalhão Marechal Setembrino de Carvalho (conferido pelo Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército) e Insígnia de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro (conferida pelo Alto Comando do Exército). Foi agraciado, também, com uma Menção Honrosa conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.


Ordem do Pinheiro 2016

Ordem do Pinheiro

Ordem do Pinheiro

Fotos: Agência de Notícias do Estado

20/12/16
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.