MPPR

16/12/2016 06:30

Conheça os vencedores do “Concurso Cultural 14 de Dezembro”

As comemorações alusivas ao Dia Nacional do Ministério Público foram abertas na noite desta quinta-feira, 15 de dezembro, na sede da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), em Curitiba, com a premiação do Concurso Cultural 14 de Dezembro. Na cerimônia foram conhecidos os vencedores nas três categorias do concurso: Clique Cidadão (fotos), Interprosa (crônicas) e Prata da Casa (boas práticas).

Representando o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, que se encontrava em Brasília para tratar de assuntos institucionais, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Eliezer Gomes da Silva, abriu o evento falando da importância do Ministério Público manter a unidade, especialmente na atual conjuntura. “Vivenciamos um momento ímpar na história da república brasileira, no que ser refere ao combate à corrupção e à impunidade, e é muito significativo que o Ministério Público do Paraná tenha papel de destaque neste ciclo de transformações”, comentou. Essa postura firme assumida pelo Ministério Público tem provocado, porém, ataques às prerrogativas institucionais de membros do MP. “Mas a instituição encontra força em cada golpe que sistematicamente tem levado. Temos uma história de luta. Nós, membros e servidores, estamos comprometidos com a sociedade brasileira”, acrescentou Eliezer.

Talentos e novas ideias – Após a abertura, foi realizada a premiação dos vencedores do “Concurso Cultural 14 de Dezembro”, iniciativa voltada a membros, servidores e estagiários do MP-PR, criada com o objetivo de reconhecer e valorizar os talentos da instituição, incentivar a integração e o desenvolvimento e a aplicação de novas ideias e projetos institucionais.

Com o tema “Olhares do Ministério Público”, o concurso fotográfico “Clique Cidadão” buscou mostrar imagens relacionadas às diversas áreas que envolvem a atuação da instituição, além de temas, campanhas e projetos institucionais e de interação com a sociedade. O Prata da Casa revelou as boas práticas inovadoras vinculadas às atividades do Ministério Público e relacionadas aos projetos estratégicos. Já o Interprosa teve como foco os 125 anos do MP-PR, com o tema “Defesa de direitos e promoção da Justiça”. Em suas três categorias, o concurso registrou 225 trabalhos inscritos por 137 integrantes do MP-PR da capital e do interior do estado.

Trabalhos premiados – Na categoria Prata da Casa, o primeiro lugar ficou com o promotor de Justiça de Foz do Iguaçu Fernando de Paula Xavier Júnior e as servidoras Adriéli Volpato Craveiro e Francielle Toscan Bogado. Eles são autores do projeto “Protocolo Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência do Município de Foz do Iguaçu”. A promotora de Justiça de Londrina Cláudia Rodrigues de Morais Piovezan conquistou o segundo lugar com o projeto “PIP de Elite – Onde só os fortes sobrevivem”. A terceira colocada foi a promotora de Justiça de Toledo Kátia Krüger, autora do projeto “Pacto pela Criança – Tributo à Cidadania”.

Na categoria Interprosa, a vencedora foi a estagiária de graduação do Caop de Proteção aos Direitos Humanos Vanessa Fogaça Prateano, com a crônica “Palavras/vidas silenciadas”. Em segundo lugar, ficou a estagiária na 5ª Promotoria de Justiça de Guarapuava Josyanne Ferraz Rocha de Santana, autora da crônica “Infância roubada”. O terceiro colocado foi o estagiário na 3ª Promotoria de Justiça de Toledo Jonatan Lucas da Silva, com a crônica “P de Parquet”.

No Clique Cidadão, a foto vencedora foi “Sinais de Batalha”, do promotor de Justiça em Ibiporã Leandro Antunes M. Machado. Em segundo lugar, ficou a imagem “Esperando Esperança”, da estagiária de Bela Vista do Paraíso, Ana Vitória Gonçalves dos Santos. Na terceira colocação, ficou o assessor jurídico no Caop Criminal Luis Fernando Pedruco, autor da foto “Contraste”.

Clique aqui e confira as imagens vencedoras do Concurso, além das outras fotos que compõem a exposição fotográfica “Olhares do Ministério Público”.

Patrocínio – Os finalistas receberam prêmios patrocinados pela Caixa Econômica Federal e pela Itaipu Binacional. A iniciativa contou ainda com o apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, da Associação Paranaense do Ministério Público, da Associação dos Servidores do Ministério Público do Paraná e da Cooperativa de Crédito Sicredi-Credjuris.

Confira, abaixo, a cobertura fotográfica da premiação e conheça os vencedores do concurso cultural:

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Eliezer Gomes da Silva
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Eliezer Gomes da Silva

A solenidade de premiação
A solenidade de premiação do Concurso Cultural 14 de Dezembro

A servidora Adriéli Volpato Craveiro e a representante da Caixa Econômica Federal
A servidora Adriéli Volpato Craveiro e a gerente da Caixa Econômica Federal Rosana Soica

A promotora de Justiça de Londrina Cláudia Rodrigues de Morais Piovezan (blusa com estampa vermelha) e sua equipe com o representante da APMP, promotor de Justiça Cláudio Rubino Zuan Esteves
A promotora de Justiça de Londrina Cláudia Rodrigues de Morais Piovezan (blusa com estampa floral)
e sua equipe com o representante da APMP, procurador de Justiça Cláudio Rubino Zuan Esteves

A promotora de Justiça de Toledo Kátia Krüger
A promotora de Justiça de Toledo Kátia Krüger e o representante da Fempar, promotor de Justiça Eduardo Diniz Neto

Vanessa Fogaça Prateano e a representante da Caixa Econômica Federal
Vanessa Fogaça Prateano e a gerente regional da Caixa Econômica Federal, Maria Célia Rossato Ferreira

Josyanne Ferraz Rocha de Santana e representante da APMP
Josyanne Ferraz Rocha de Santana e o representante da APMP

Jonatan Lucas da Silva e o representante da Fempar
Jonatan Lucas da Silva e o representante da Fempar

Leandro Antunes M. Machado e o representante da Fempar
Leandro Antunes M. Machado e o representante da Fempar

Ana Vitória Gonçalves dos Santos e o representante da APMP
Ana Vitória Gonçalves dos Santos e o representante da APMP

Luis Fernando Pedruco e a presidente da Assemp-PR, Zoraide Piemonte de Oliveira
Luis Fernando Pedruco e a presidente da Assemp-PR, Zoraide Piemonte de Oliveira

A foto vencedora, “Sinais de Batalha”, do promotor de Justiça Leandro Antunes M. Machado
A foto vencedora do Clique Cidadão 2016, “Sinais de Batalha”,
do promotor de Justiça Leandro Antunes M. Machado

A foto “Esperando Esperança”, de Ana Vitória Gonçalves dos Santos, que ficou na segunda colocação do Clique Cidadão 2016
A foto “Esperando Esperança”, de Ana Vitória Gonçalves dos Santos, que ficou
com a segunda colocação do Clique Cidadão 2016

A foto
A foto "Contraste", terceiro lugar do Clique Cidadão 2016, de Luis Fernando Pedruco

os patrocinadores
Os patrocinadores e apoiadores do Dia Nacional do Ministério Público


16/12/16

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.