Crianças e adolescentes - Infância e Juventude

Topo
Infância e JuventudeNesta Copa do Mundo, diversos órgãos que integram a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Curitiba, uma das cidades-sede dos jogos, organizaram suas estruturas para reforçar o atendimento de demandas que venham a surgir durante o Mundial. Além dos serviços de proteção já disponíveis na capital, plantões diferenciados foram criados para encaminhar questões envolvendo crianças e adolescentes. Abaixo, é possível consultar alguns desses serviços, com os respectivos endereços e telefones de contato. Também foram disponibilizados telefones da Polícia Civil e dos Conselhos Tutelares de Foz do Iguaçu e de cidades litorâneas, onde o fluxo de turistas deve aumentar em função da Copa.

Estado

Ministério Público do Paraná
Durante o Mundial, o MP-PR funcionará normalmente, exceto nos dias em que houver partidas da seleção brasileira. Em Curitiba e na Região Metropolitana, o horário de funcionamento também será diferenciado nos dias de jogos na capital. Além do atendimento nas Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, haverá plantão especial no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Arena da Baixada e na sede da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, no Centro da cidade. O MP-PR atuará, ainda, junto ao Plantão Judiciário. Veja detalhes aqui.

Polícia Militar
Nos casos de emergência, acione a Polícia Militar.
Telefone: 190 (ligação gratuita)

Curitiba

Polícia Civil
Nos dias de Copa, o atendimento da Polícia Civil, na capital, nas áreas que se referem à criança e ao adolescente, bem como no atendimento a demandas de turistas estrangeiros e brasileiros, se dará nas seguintes unidades:

Nucria - Curitiba
Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes – atende situações em que a criança ou o adolescente é vítima de crimes ou encontra-se em situação de risco.
Endereço: Avenida Vicente Machado, 2560, Campina do Siqueira
Telefone: (55+41)-3270-3370

Sicride – Curitiba
Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas – centraliza o registro de ocorrência envolvendo crianças desaparecidas no Paraná, promove as investigações necessárias e realiza ações preventivas ao sequestro e desaparecimento de crianças.
Endereço: Rua Vicente Machado, 2560 – Campina do Siqueira
Telefone: (55+41) 3224-6822

Delegacia do Adolescente
Atende casos em que o adolescente é suspeito de envolvimento em ato infracional.
Endereço: Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1310, Capão da Imbuia, Curitiba-PR
Telefone: (55+41)-3366-2332

Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe)
Delegacia especializada no atendimento a situações que envolvam futebol e grandes eventos. Durante a Copa, a Demafe atenderá prioritariamente turistas estrangeiros.
Endereço: Martin Afonso,280, Bigorrilho.
Telefone: 3326-3600

3º Distrito Policial
Delegacia de polícia que será responsável pelo atendimento a turistas brasileiros.
Endereço: Rua Solimões, 1640, Mercês.
Telefone: (55+41) 3561-1100

Outras delegacias - As demais unidades da Polícia Civil em Curitiba irão operar normalmente durante o Mundial, segundo informações da Assessoria de Imprensa do órgão. Para saber onde ficam as delegacias da capital, acesse o site da Polícia Civil.

Conselhos Tutelares - Curitiba

Durante o Mundial, os Conselhos Tutelares de Curitiba, que operam em nove regiões da cidade, atuarão normalmente, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18 horas, exceto em dias de jogos do Brasil, quando o expediente terminará duas horas antes da partida. O horário de atendimento também será diferenciado nos dias de jogos oficiais em Curitiba e no recesso do feriado de Corpus Christi (19/06), quando os conselheiros tutelares atenderão em regime de plantão (para saber os telefones do plantão, ligue 156). Confira os endereços, telefones e áreas de abrangência de cada Conselho, clicando aqui.

Plantão especial - Nos dias de Fan Fest, uma equipe com três conselheiros tutelares irá trabalhar no Plantão Integrado, que funcionará no Liceu do Ofício do Pilarzinho. Também haverá uma equipe escalada para prestar o atendimento dentro da Arena da Baixada, nos dias de jogos oficiais em Curitiba.

Comitê Estadual - Plantão
Na capital paranaense, foi formado o Comitê Estadual de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes no Contexto da Copa do Mundo e outros Grandes Eventos, que fará um Plantão Integrado nos dias de Fan Fest, a fim de articular a Rede de Proteção diante de eventuais situações de violação de direitos de crianças e adolescentes no espaço da Fan Fest.
Endereço: Liceu de Ofícios do Pilarzinho - Rua Miguel de Lazzari, s/n, Pilarzinho, Curitiba, Paraná
Telefone: (55+41) 3240-1301
Atendimento: de segunda à domingo, das 10h às 24h, nos dias de eventos na Fan Fest

Teleatendimento Curitiba - Informações

Serviço de teleatendimento da Prefeitura de Curitiba, informa serviços disponíveis na capital paranaense (atendimento em português, inglês e espanhol).
Telefone: 156 (custo de chamada local para telefone fixo)


Foz do Iguaçu

Nucria – Foz do Iguaçu
Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes – atende situações em que a criança ou o adolescente é vítima de crimes ou encontra-se em situação de risco.
Endereço: Av. Brodoski, 169, Vila A.
Telefone: (55+45) 3524-0396

6ª Subdivisão Policial em Foz do Iguaçu
Delegacia responsável pelo atendimento a turistas brasileiros e estrangeiros em Foz do Iguaçu
Endereço: Av. Paraná, 1199, Jardim Polo Centro
Telefone: (55+45) 3576-1400

Conselhos Tutelares - Foz do Iguaçu

Conselho Tutelar da Região Sul
Endereço: Travessa Júlio Pasa, 43, centro.
Telefone: (55+45) 3523-0023
Telefone de plantão: (55+45) 9921-7576

Conselho Tutelar da Região Norte
Endereço: Rua Belo Horizonte, 666, Jardim Petrópolis
Telefone: (55+45) 3901-3265
Telefone de plantão: (55+45) 9997-4114

Litoral

Confira os telefones da Polícia Civil e dos Conselhos Tutelares das comarcas do litoral paranaense:
tabela
(fonte: Comitê Estadual de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes no Contexto da Copa do Mundo e outros Grandes Eventos / Assessoria de Comunicação da Polícia Civil / Assessoria de Comunicação da Polícia Militar/ Conselho Tutelar de Curitiba – Regional Matriz).



MP de Plantão
Estatuto da Criança e do Adolecente
Consulados no Paraná
Para denunciar
Polícia Militar 190
Faça o download do app
Disque 100
helpline
rodape
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem