Idoso

09/08/2019

MPPR e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho discutem a implantação de transporte intermunicipal gratuito e delegacia do idoso

O Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficiência, participou de reunião com o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost, nesta quarta-feira, 7 de agosto, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O MPPR apresentou no encontro a necessidade da criação de uma Delegacia do Idoso na capital e também a gratuidade do transporte intermunicipal para os idosos.

De acordo com a coordenadora do Caop, procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, que representou a instituição na reunião, há quase uma década existe a reivindicação sobre a gratuidade do transporte intermunicipal para pessoas idosas – situação até então não atendida pelos governos anteriores. A demanda vem de diversas Promotorias de Justiça, que recebem queixas de idosos em todo o estado cobrando pelo transporte gratuito.

A necessidade de criação da Delegacia do Idoso foi apresentada pelo MPPR ao governo por conta do alto número de casos de violência contra essa faixa da população que são registrados pelo Ministério Público e também no Disque Idoso, serviço do governo do estado. Na reunião, a procuradora explicou que, pela instituição, existem quatro Promotorias de Justiça que atendem a população idosa na capital (duas cíveis e duas criminais).

O secretário da Sejuf reforçou que a interação entre o MPPR e o governo do estado é fundamental para a criação de novas políticas para os idosos e compromete-se a levar os pedidos ao governador. Também participaram do encontro o chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa, Fernando Castellano, e a assessora Pricila Souza.

 

Informações para a Imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4469

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem