Cidadania

31/07/2019

MPPR promove em agosto ciclo de palestras para voluntários

VoluntariadoQuatro a cada 100 brasileiros realizam algum tipo de trabalho voluntário, ou seja, serviço não remunerado que busca melhorar a vida de pessoas necessitadas. Ao todo, segundo a pesquisa “Outras Formas de Trabalho 2017”, divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, há no país 7,4 milhões de pessoas que realizam trabalho voluntário, o equivalente a 4,4% da população com 14 anos ou mais de idade. Para capacitar quem já participa deste tipo de iniciativa em Curitiba e motivar outras pessoas a fazerem o mesmo, o Ministério Público do Paraná promove, durante o mês de agosto, a primeira série de palestras “Incentivando o voluntariado e a responsabilidade social nas Comunidades”.

Ao todo, serão quatro encontros realizados nas segundas-feiras de agosto – o primeiro será em 5 de agosto. A iniciativa é do Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades (NACC – Promotoria das Comunidades) e da Coordenadoria da Política Estadual de Atendimento ao Público, do MPPR. “Nossa intenção é estimular e fortalecer vocações e oferecer ferramentas para que esses voluntários atuem de forma ainda melhor”, explica o promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, do NACC.

O promotor explica que a ideia é oferecer uma capacitação geral para pessoas que já atuam com voluntariado – como líderes comunitários e integrantes de associações de bairro – e também para interessados em começar a trabalhar nessa área. “Além de lideranças comunitárias, que lidam diretamente nas regiões em que moram, temos inúmeros anônimos que realizam ações fundamentais, em diversas áreas, como atendimento a pessoas em situação de rua, idosos, entre tantas outras”, acrescenta Régis, que há anos atua diretamente com atendimento à população, na Promotoria das Comunidades.

Vagas limitadas – Os primeiros palestrantes do ciclo, que se inicia na próxima segunda-feira, serão Josué Alexandre Sander e Luciano Martins de Oliveira. “O voluntariado auxilia na solução de problemas sociais muitas vezes onde o Estado não conseguiu chegar, a partir de pessoas que estão inseridas nas próprias comunidades, que conseguem traçar diagnósticos muito precisos das situações que devem ser atendidas”, afirma Josué, que falará sobre governança em redes e comunidades. “Daí a importância de entender o papel de todos os atores sociais envolvidos nesse processo, inclusive o poder público”, diz.

Já a apresentação de Luciano tratará de empreendedorismo social. “Nossa ideia é mostrar que muitos elementos de gestão empresarial podem ser usados com sucesso em ações sociais, não apenas visando lucro financeiro”, conta. “Na prática, muitas pessoas que atuam como voluntários já fazem uso de ferramentas de empreendedorismo mesmo sem saber. Na palestra vamos mostrar como melhorar o uso dessas competências em benefício das ações sociais”, afirma Luciano.

A série “Incentivando o voluntariado e a responsabilidade social nas Comunidades” tem apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar), local que vai sediar as palestras. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Inscrições e mais informações sobre a programação podem ser obtidas aqui e no telefone (41) 3250-4817.

 

Serviço

Ciclo de palestras “Incentivando o voluntariado e a responsabilidade social nas Comunidades”

Quando: 5, 12, 19 e 26 de agosto, das 19 às 21 horas

Onde: Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar), na Rua XV de Novembro, 964, Centro

 

 

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4469

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem