Institucional

15/05/2019

Edição 2018 da Campanha do Agasalho do Ministério Público do Paraná está entre os finalistas do XVII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

A Campanha do Agasalho do Ministério Público do Paraná está entre os finalistas do XVII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A iniciativa reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos ligados à Justiça do país. O MPPR concorre na categoria “Comunicação Interna”, e os vencedores serão revelados no dia 31 de maio, durante o XV Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom), em São Paulo. O prêmio é concedido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

O trabalho finalista trata-se da edição 2018 da Campanha do Agasalho, que bateu recorde de arrecadações: no ano passado foram doados a instituições beneficentes em todo o estado 18.159 artigos de inverno (8.587 em Curitiba e 9.572 no interior), na maioria peças de roupas e cobertores. O total de peças doadas inclui 700 cobertores, 1.827 pares de meia, 770 peças íntimas e 245 toucas, comprados em Curitiba com os cerca de R$ 18 mil doados à campanha por membros e servidores do MPPR. Além de Curitiba, outras 23 comarcas do interior participaram da iniciativa, com a ajuda de 55 voluntários na coordenação.

Para promover a ação, a Ascom produz peças promocionais especiais – cada edição conta com uma identidade visual. Em 2018, havia a possibilidade de interação dos doadores: nas caixas de arrecadação, o cartaz da campanha trazia a imagem de um termômetro e tinha uma caneta pendurada. As pessoas podiam “subir a temperatura”, pintando o termômetro a cada doação. Esse material, divulgado nos veículos de comunicação interna (intranet, e-mail e whatsApp) e cartazes fixados em pontos estratégicos das unidades do MPPR, também foi avaliado pela comissão julgadora do prêmio.

Voluntária doa roupas para a Campanha do Agasalho 2018 em Campo Largo

Segundo a diretoria do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, a edição deste ano do prêmio alcançou o recorde de 213 trabalhos inscritos em 12 categorias. Concorrem com o MPPR na categoria Comunicação Interna o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e o Tribunal Superior do Trabalho.

Começo – A Campanha do Agasalho do Ministério Público do Paraná começou a partir de uma iniciativa pessoal de membros e servidores ligados à Assessoria de Comunicação da instituição. O trabalho mostrou-se tão positivo como projeto de comunicação, a partir dos resultados obtidos e do retorno das pessoas que participavam, que passou a figurar entre as ações de comunicação permanentes do MPPR. A campanha é coordenada pela servidora Ines Luft, que, desde o início, está à frente da iniciativa, dedicando-se à mobilização dos integrantes do MPPR.

Campanha 2019

Membros, servidores, estagiários, amigos e familiares interessados em contribuir com a Campanha do Agasalho deste ano já podem fazer suas doações. Além de Curitiba, as comarcas de Almirante Tamandaré, Assis Chateaubriand, Campo Largo, Campo Mourão, Castro, Corbélia, Cornélio Procópio, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Pérola, Ponta Grossa, Terra Boa e União da Vitória também estão arrecadando itens.

Trabalhos premiados

Em 2018, o MPPR foi o vencedor da categoria comunicação interna do 16º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, com o projeto do “Whats do MPPR”, e em 2017 conquistou o segundo lugar na categoria Projeto Radiofônico, com o programa MP no Rádio.

O "Whats do MPPR" foi criado em abril de 2017, pela Assessoria de Comunicação do MP, com o objetivo de divulgar de forma prática, rápida e direta as principais notícias da Procuradoria-Geral de Justiça e da Administração Superior. A iniciativa busca aprimorar a comunicação interna, especialmente com membros e servidores que atuam em comarcas distantes da capital, utilizando o aplicativo de mensagens WhatsApp. Ressalta-se que as mensagens são encaminhadas via listas de transmissão, e não como um grupo de "whats". 

O MP no Rádio, também realizado pela Assessoria de Comunicação com apoio técnico da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (Fempar), é um programa semanal de rádio em que são entrevistados integrantes do MPPR e convidados, que falam sobre temas ligados à atuação institucional em diversas áreas, como direito de família, saúde, patrimônio público, educação, meio ambiente e segurança, entre várias outras de interesse público.

As entrevistas são disponibilizadas para distribuição e download gratuitos em rádios universitárias, comunitárias, educativas ou comerciais. O conteúdo pode ser acessado em dois formatos: um bloco único, de 15 minutos, ou dois blocos, de cerca de 7 minutos cada. O material também pode ser editado, desde que mantido dentro do contexto e devidamente creditado.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem