Saúde Pública

12/03/2019

Em reunião pública, população debaterá saúde em Tijucas do Sul

Nesta quinta-feira, 14 de março, em encontro promovido pelo Ministério Público do Paraná, a população de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, poderá debater a situação do atendimento à saúde no município, elegendo o que considera serem as prioridades para a cidade. Aberta à participação da comunidade, a reunião pública integra o projeto Suscom+, iniciativa coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção à Saúde Pública do MPPR, que tem o objetivo de buscar, a partir da mobilização e participação popular, melhorias na qualidade dos serviços de atenção básica à saúde nos municípios paranaenses.

Na ocasião, estarão presentes e participarão das discussões conselheiros municipais de saúde, representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores. O encontro é organizado em conjunto pelo Caop e pela promotora de Justiça de Proteção à Saúde Pública de São José dos Pinhas (município sede da comarca), Silvia Galesi Campelo.

Ao final do encontro, a partir do que for definido como prioridade pelos usuários do serviço de saúde, será firmado um termo entre o Ministério Público e os gestores de saúde municipal e estadual, a partir do qual os agentes públicos se comprometem a adotar as providências necessárias para a efetivação do que foi pautado pela comunidade. Posteriormente, será feita nova reunião, para a prestação de contas em relação ao cumprimento das medidas definidas como prioritárias.

Suscom+ – Lançado no segundo semestre de 2017, o Suscom+ busca, a partir de reuniões abertas à participação da comunidade e com a presença de gestores públicos, promover o aprimoramento dos serviços da atenção básica à saúde, uma das principais portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de Tijucas do Sul, já foram realizadas reuniões do projeto em Cerro Azul, Medianeira, Rio Negro, Capanema e Maringá. O município de Xambré, no Noroeste do estado, deverá sediar encontro do Suscom + nos próximos meses.

Saiba mais:
Confira a entrevista do MP no Rádio com a promotora de Justiça Andreia Cristina Bagatin sobre o trabalho do Suscom+.

SERVIÇO
Suscom+ em Tijucas do Sul

Data: Quinta-feira (14 de março)
Local: Ginásio Municipal de Esportes e Lazer Moacir Gilberto Rocha (R. Pref. João Boniecki, 356. Bairro Vila Cubas)
Horário: a partir das 8h

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4264

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem