MP no Rádio

04/12/2018

Direito à acessibilidade é tema de entrevista da semana

Melissa Cachoni RodriguesNesta semana, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o MP no Rádio fala sobre a questão da acessibilidade. A entrevistada é a promotora de Justiça Melissa Cachoni Rodrigues, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, uma unidade do Ministério Público do Paraná.

Segundo dados do IBGE, obtidos dentro da Pesquisa Nacional de Saúde, 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência – são quase 13 milhões de pessoas em todo o país. A despeito disso, como destaca a promotora na entrevista, a acessibilidade é um tema que deveria interessar a todos, pois qualquer um está sujeito a encontrar-se, em algum momento da vida, com algum tipo de deficiência – temporária ou permanente – por conta de situações diversas, como acidentes ou cirurgias. Além disso, há milhões de idosos que também precisam de condições de acessibilidade.

Entrevista em bloco único

Entrevista em partes: bloco um

Entrevista em partes: bloco dois

Corrupção – A corrupção foi o tema da semana passada no MP no Rádio, com entrevista do procurador de Justiça Rodrigo Regnier Chemim Guimarães, do MPPR. Com atuação na área criminal, ele é autor de livro que trata da corrupção a partir de uma análise comparativa da Operação Lava Jato, no Brasil, com a Operação Mãos Limpas, da Itália, que aconteceu na década de 1990. Durante a conversa, o procurador de Justiça fala do crime de corrupção e das punições previstas para ele, contextualiza o atual momento político brasileiro e aponta as similaridades entre essas duas grandes ações contra a corrupção. Ouça a entrevista aqui.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem