MP no Rádio

20/11/2018

Programa trata de racismo institucional e promoção da igualdade racial

Amanda Ribeiro dos SantosNesta terça-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A propósito da data, o MP no Rádio trata de um tema importante: o racismo institucional. Para falar dessa questão, a promotora de Justiça Amanda Ribeiro dos Santos, do Ministério Público do Paraná é a entrevistada do programa.

Durante a entrevista, ela define o conceito do racismo institucional, fala da necessidade de políticas para a promoção da igualdade racial e do papel de cada cidadão e cidadã nas discussões a respeito do racismo e ainda destaca a importância do Ministério Público nesse contexto.

 

Entrevista em bloco único

 

Entrevista em partes: bloco um

 

Entrevista em partes: bloco dois

 

Tipos de prisão – Na semana passada o MP no Rádio abordou os tipos de prisão, com entrevista do procurador de Justiça Fábio André Guaragni, do MPPR. Durante a conversa, ele diferencia as formas de prisão (cautelares e derivadas de condenação) e cita os critérios adotados para a imposição dessas prisões. Também explica os tipos de regime (aberto, semiaberto e fechado) e a progressão de regime, aponta a diferença entre reclusão, detenção e prisão simples, fala de transação penal e também de questões polêmicas, como a ideia de que o Brasil é um país com uma superpopulação carcerária – são hoje perto de 700 mil presos. A entrevista pode ser acessada aqui.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem