Cidadania

23/08/2018

MPPR inicia ciclo de palestras sobre orçamento, democracia e eleições

Logo do eventoQual a participação da população na gestão, fiscalização e controle dos orçamentos públicos? Os cidadãos podem interferir positivamente na destinação dos recursos públicos de sua cidade? Qual a relevância deste tema para o cidadão e para a sociedade civil? Essas são algumas questões que devem ser respondidas e debatidas em um ciclo de palestras promovido em Curitiba pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça das Comunidades. O projeto é realizado com a participação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. O primeiro evento foi realizado no dia 28 de agosto e os demais seguem até o final de setembro.

Durante os encontros, agentes do MPPR e do TCE-PR debaterão sobre democracia, sociedade civil e fiscalização dos recursos públicos. “A ideia é dar ferramentas às pessoas para que elas tenham condições de avaliar e saber, utilizando-se das informações a disposição do cidadão, em especial do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, questões relacionadas a licitações, despesas do poder público, bem como onde e como são gastos os recursos públicos da população brasileira. Além disso, iremos discutir o tema da democracia na atualidade brasileira”, conta Régis Rogério Vicente Sartori, da Promotoria de Justiça das Comunidades

Demanda popular – As palestras foram idealizadas a partir de pedidos feitos durante audiências públicas promovidas em 2017 pelo MPPR, por meio da Promotoria das Comunidades. “Sempre discutimos questões relacionadas ao orçamento público com a comunidade. Em dado momento, uma liderança popular na Regional do Bairro Novo sugeriu que fizéssemos eventos específicos para tratar do assunto, pois, a população gostaria”, afirma Régis. No mesmo ano, a Promotoria realizou um encontro a respeito, na sede da instituição, com grande participação de representantes da sociedade civil. “Nossa intenção agora é expandir esse trabalho, com os encontros em outros pontos da cidade e com destaque para o atual momento político da sociedade brasileira”, destacou.

O ciclo de palestras “Fiscalização de Recursos Públicos, Democracia Brasileira e Sociedade Civil” acontece nos dias 28 de agosto, 11 de setembro, 18 de setembro e 25 de setembro, sempre com início às 19 horas, conforme endereços abaixo. A participação é gratuita e aberta a toda comunidade. Os palestrantes serão os Promotores de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori e Swami Mougenot Bonfim e o analista de Controle Externo do TCE-PR Edson Custódio.

 

Programação

Data: 28 de agosto, 19 horas

Local: ESIC Business & Marketing School – Brasil

Endereço: Rua Padre Dehon, 814 (Hauer)

 

Data: 11 de setembro, 19 horas

Local: UniBrasil Centro Universitário

Endereço: Rua Konrad Adenauer, n°442 (Tarumã)

 

Data: 18 de setembro, 19 horas

Local: UniCesumar

Endereço: Rua Itajubá, 673 (Portão)

 

Data: 25 de setembro, 19 horas

Local: Universidade Tuiuti do Paraná

Endereço: Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, n° 238 (Santo Inácio)

 

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4469

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem