MP no Rádio

15/05/2018

Entrevista aborda violência sexual contra crianças e adolescentes

A propósito do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o MP no Rádio fala nesta semana sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Os números referentes a esse tipo de crime impressionam: somente em 2016, segundo informações da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o Disque 100, que atende esse tipo de denúncia, recebeu 37 mil notificações relacionadas a crimes do gênero, sendo quase 40% dos casos ligados a vítimas de até 11 anos de idade.

Para falar sobre esse assunto, recebemos no MP no Rádio nesta semana a promotora de Justiça Susana Broglia Feitosa de Lacerda, do Ministério Público do Paraná. Durante a conversa, ela explica quais situações caracterizam essa forma de crime, fala das penas a que os agressores estão sujeitos, destaca a importância da palavra das vítimas no processo e comenta os desafios para o combate a essa forma de violência. Apenas o MPPR, de 2012 até maio do ano passado, ofereceu quase 8 mil denúncias relacionadas a crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Clique aqui para baixar o bloco um (7min25s) e aqui para o bloco dois (10m05s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (16min38s). Se você quer somente ouvir o programa, clique aqui.

Susana Feitosa de Lacerda

Conferência – Ainda sobre esse tema, nesta quinta-feira, 17 de maio, o MPPR, por meio da Promotoria de Justiça do Boqueirão, promove a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, evento que deve reunir adolescentes de 19 escolas estaduais do bairro. A iniciativa é realizada em parceria com o Fórum Descentralizado do Boqueirão e a Defensoria Pública do Paraná. Clique aqui e saiba mais.

Líderes comunitários e cidadania – O MP no Rádio tratou na semana passada da importância das lideranças comunitárias, tendo como entrevistados o promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, que atua na Promotoria das Comunidades de Curitiba, e Eduardo Emílio Fenianos, jornalista e advogado que idealizou o projeto “Urbenauta”, iniciativa que o colocou em contato com diversas comunidades. Eles falaram sobre o valor da atuação dos líderes comunitários para a população e da relação do trabalho dessas pessoas com o do Ministério Público. Clique aqui e confira.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta notícia via e-mail: